Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Saturday, January 13, 2007

Actualização em 2007 - arranjar emprego

Cada caso é um caso, por isso vou dizer algumas dicas gerais e depois explicar o que aconteceu comigo e com a minha namorada...

Curriculo - quanto mais abreviado melhor. Ninguém tem paciencia para mais de 2 paginas de curriculo para ler. Sejam breves e directos. Vale a pena explicar que funçoes exerciam no emprego que tinham em Portugal. Por exemplo, se eram recepcionistas, vale a pena dizer que atendiam e faziam telefonemas, que recebiam e escreviam emails, que tomavam conta do diario do patrão, etc... Parece ridiculo, mas pode marcar a diferença.

Planeamento - Antes de chegarem, pensem bem no que querem fazer quando chegarem. Londres não poderia ser mais diferente de Portugal. Aqui, as agencias de recrutamento dominam o mercado. São elas que colocam os anuncios no jornal e são elas que trabalham para quem precisa de empregados. Por isso, a primeira coisa a fazer para quem procura emprego tem de ser entregar curriculos em todas as agencias de recrutamento que encontrar.
Mas calma!!! Consoante o tipo de emprego que procuram, variam as agencias de recrutamento. Um futuro enfermeiro não entrega curriculo numa agencia que lida com empregos na bolsa ou em restaurantes...
Esta acaba por ser a grande diferença entre Portugal e Inglaterra. Aqui, as agencias de recrutamento funcionam... Quantos alguma vez entregaram ou pensaram em entregar um curriculo na Manpower ou Select em Portugal?

Centro de Emprego - Controlados pelo governo, os Job Centre existem em todas as freguesias de todas as cidades em Inglaterra. De acesso gratuito, existem monitores interactivos onde todos os dias centenas de novos empregos são colocados à disposição de quem procura. Ao identificar um emprego interessante, basta imprimir a partir da propria maquina e dirigir-se aos telefones de uso gratuito para responder e marcar uma entrevista.

Agencias de Recrutamento - Acima referenciei a utilidade das agencias de recrutamento para quem procura emprego.
No site http://rec3.netxtra.net/directory/default.asp?dir=1, acede-se a uma lista exaustiva de agencias de recrutamento profissionais, onde a procura é feita por profissão.
Basta clicar no nome da agencia e temos o email para onde enviar o CV.
Um conselho: enviem para todas as que aparecerem ligadas ao trabalho que querem fazer...
Depois de enviado, as agencias de recrutamento decidem se vos representam ou não. Cada pessoa que uma agencia de recrutamento emprega numa empresa, recebe o mesmo valor que o primeiro ordenado dessa pessoa, por isso a agencia quer sempre tentar o melhor emprego possivel...

Entrevista numa agencia de recrutamento - Depois de contactados por uma agencia, eles imediatamente marcar uma entrevista para conhecer o candidato. Essa entrevista é composta de uma conversa exaustiva, onde o CV é verificado de ponta a ponta, e testes psicotecnicos. Estes testes variam de agencia para agencia, mas a maioria é composta por tested de Word, Excel e PowerPoint.

Quanto ao nosso caso concreto, acaba por ser bastante util para saberem como funciona. A minha namorada obteve o primeiro emprego através de uma agencia de recrutamento para onde enviou o CV e eu através do Centro de Emprego.

E agora um salto até ao presente...
A minha namorada obteve o primeiro emprego como temporaria a tratar de correio para uma empresa ligada à educação, e depois de ter visto esse contracto prolongado variadas vezes e em variados departamentos, foi-lhe oferecido um contracto permanente na mesma empresa, desta vez no departamento financeiro, onde ainda hoje trabalha.
Eu trabalhei ano e meio na empresa que me deu o primeiro emprego (uma agencia de modelos), subindo dentro da empresa, tendo decidido depois sair e procurar algo melhor. Depois de dois meses como temporario noutra empresa de apoio a clientes, estou agora a trabalhar numa agencia de modelos profissional...

13 Comments:

  • Olá! Boa noite!
    Sou uma das internautas que por casualidade encontrou o seu Blog.
    Devo dizer que está bastante esclarecedor para quem como eu, quer ir viver para Londres, visto tornar-se impossível viver em Portugal.
    Aqui cada vez está tudo pior e a todos os níveis.
    Bom mas venho tirar uma dúvida se me souber responder.
    Vou para Londres mas levo comigo o meu filho de 4 anos, como e onde posso informar-me sobre creches ou escolas para deixar o meu filho enquanto estou a trabalhar?

    Se me soubesse dar umas directrizes ficava muito agradecida.

    Cumprimentos,
    Maria João Botas

    By Anonymous Anonymous, at 10:50 PM  

  • Boa pergunta, a da Maria João. Tenho uma filha com 7 anos, e explicaram-me que o ensino é gratuito, pelo que não terei despesas com a educação dela. Confirma-se?

    By Blogger Pat, at 2:21 PM  

  • Ola!
    Gosto muito do seu Blog, especialmente pois eu e minha esposa, que é alemã, Estamos pensando em viver em londres.
    Hoje trabalho no brasil como Gerente de Projetos e percebo pelos, anuncios que pesquiso em londres, que a média salarial para este cargo gira em torno de 47000 libras ano. Minha pergunta é se vc acha que existe alguma dificuldade para conseguir emprego em londres para estrangeiros (brasileiro - meu caso)no mesmo nível que possuo aqui no Brasil?

    obrigado, um abraço.

    By Blogger Joaquim Carvalho, at 9:15 PM  

  • ola,bem nem sei por onde começar mas aqui vai, eu tenho 19 anos e sonho constantemente em sai do arquipelago dos açores sonho em ter um futuro construido por merito proprio e trabalhar para ter aquilo com que sonho, sou uma pessoa ambiciosa e que sonha muito alto mas que quer muito arriscar, gostaria de poder fazer umas perguntas sobre uma ida para londres. sera possivel obter o seu email ?

    By Anonymous Anonymous, at 5:53 PM  

  • Oi
    ando a pesquisar ofertas emprego em Inglaterra e tentar obter o max informaçao s/provavel emigraçao.Preciso ajuda esclarecer 2 duvidas: filhos em que condiçoes é que eles ficam enquanto trabalhamos? outra: C.Vitae pode ser enviado em portugues? cumprimentos

    By Blogger Regina, at 3:37 PM  

  • olá !
    eu tenho apenas 15 anos , mas assim que acabar o secundário ( nessa altura terei quase 18 ) quero ir viver para Londres , em principio tenho quem vé comigo ( um amigo que nessa altura deverá ter 20 anos ) eu não trabalho , estudo , mas estou a pensar arranjar um part time para poder ter dinheiro para os primeiros meses em Londres . Não tenho família aí , nem conhecidos , isso torna mais difícil a adaptação ? Eu quero muito ir para uma academia de teatro aí e a que mais me atrai é a Mountview Academy of Theatre Arts , mas os preços assustam um bocadinho . Tipo eu já estive a ver no site mas continuo com a duvida se é a pagar por mes ou no final de cada periodo , tenho que lhes perguntar -.-' . Eu falo fluentemente Inglês , mas mesmo assim acho que o Inglês da escola não é suficiente e também só tenho mais um ano , visto que é bienal no secundário , por isso falei com os meus pais e quero ir para um instituto . Mas bem , achas que para duas pessoas assim tão jovens que pensam mudar de rumo assim tão rapidamente que Londres é uma boa escolha ? Achas que nos vamos adaptar ? quais são as principais dificuldades que vamos atravessar ?

    By Anonymous Beatriz, at 9:26 AM  

  • pretendo ir viver para londres,mas vou levar os meus 2 filhos,de 9 e 12 anos.gostaria de saber que documentaçao terei de levar de portugal,visto sermos portugueses,e se é facil encontrar vagas em escolas.

    By Anonymous Anonymous, at 7:58 PM  

  • Boa noite..Gostaria de dizer que o blog é memso muito bom.. Muitos parabéns.
    Gostaria de perguntar o seguinte: Recebi uma proposta de emprego na area de IT e o valor anual é 35K (em libras por ano), será que o valor mensal dá para eu sobreviver e mandar dinheiro para a minha familia em Portugal?
    Se a empresa me pagasse a arrendamento da casa é bom demais..isso é possivel?.. Muito obrigado

    By Anonymous Anonymous, at 7:29 PM  

  • Olá :)

    Eu estou a pensar ir viver para Bristol, daí procurar informação e ter vindo dar a este blog que me parece bastante interessante.

    A minha questão prende-se com a língua. Tenho os conhecimentos básicos, aliás, neste momento estou a tirar um curso, para aperfeiçoar os meus conhecimentos em inglês (estou entre os níveis 3 e 4 que são entre o básico e o intermédio), mas tenho a noção de que não tenho um inglês suficientemente bom para falar descontraidamente numa entrevista de emprego. Isso é impresscindível? Como podemos contornar esta dificuldade?

    Já agora, sou licenciada e trabalho como assistente de Recursos Humanos em Portugal, e tenho dúvidas se com o meu inglês conseguirei um emprego em Bristol dentro da mesma área...

    Desde já agradeço a tua atenção e obrigada por partilhares a tua experiência.

    By Blogger Nessa, at 12:18 PM  

  • Olá!Boa noite!Penso que o conteúdo do seu Blog é bastante interessante.Conheci Londres o ano passado e despertou-me uma certa curiosidade em poder desempenhar a minha profissão(Professor de percussão e Músico)nessa sociedade tão cosmopolita.Gostaria de saber a que Serviços especifícos me devo dirigir...Estou grato a qualquer tipo de esclarecimento

    By Anonymous Anonymous, at 11:11 PM  

  • Olá!

    Boa noite!

    Passei o dia todo no google à procura de informações sobre londres, trabalho, infantários etc...até que encontrei o seu blog, muito obrigada.

    Estou a trabalhar actualmente mas até meados de Abril. Em vez de tentar procurar job aqui prefiro arriscar em Londres, tenho uma filha de 3 anos e gostaria de saber se há alguma ajuda em relação a infantários...

    Disseram-me que para obter ajuda yenho, no minimo trabalhar 16h/semana. É verdade?

    Já estive a visitar o site da happy child group para conhecer algumas escolas...

    Mais alguma dica?! LOL

    Best regards,
    Elisângela S.

    By Blogger Eli_LaLissa, at 10:09 PM  

  • Olá!

    Boa noite!

    Passei o dia todo no google à procura de informações sobre londres, trabalho, infantários etc...até que encontrei o seu blog, muito obrigada.

    Estou a trabalhar actualmente mas até meados de Abril. Em vez de tentar procurar job aqui prefiro arriscar em Londres, tenho uma filha de 3 anos e gostaria de saber se há alguma ajuda em relação a infantários...

    Disseram-me que para ter ajuda tenho, no minimo trabalhar 16h/semana. É verdade?

    Já estive a visitar o site da happy child group para conhecer algumas escolas...

    Mais alguma dica?! LOL

    Best regards,
    Elisângela S.

    By Blogger Eli_LaLissa, at 10:11 PM  

  • Olá!

    Boa noite!

    Passei o dia todo no google à procura de informações sobre londres, trabalho, infantários etc...até que encontrei o seu blog, muito obrigada.

    Estou a trabalhar actualmente mas até meados de Abril. Em vez de tentar procurar job aqui prefiro arriscar em Londres, tenho uma filha de 3 anos e gostaria de saber se há alguma ajuda em relação a infantários...

    Disseram-me que para obter ajuda yenho, no minimo trabalhar 16h/semana. É verdade?

    Já estive a visitar o site da happy child group para conhecer algumas escolas...

    Mais alguma dica?! LOL

    Best regards,
    Elisângela S.

    By Blogger Eli_LaLissa, at 10:16 PM  

Post a Comment

<< Home