Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Friday, April 29, 2005

Acto III – A Chegada (parte 1)

O voo de Portugal para Londres demora, em média cerca de duas horas, dependendo do aeroporto de partida (Lisboa, Porto ou Faro) e de chegada (Heathrow, Gatwick ou Stansted).
Após a chegada e recolhida a bagagem, é altura de iniciar a nossa viagem rumo a uma nova vida.

Convém deixar aqui um outro parêntese, respeitante a quem chega através do aeroporto de Heathrow. Não sei como se passa nos outros dois aeroportos, mas no caso de não aparecer a mala na passadeira, posso deixar aqui algumas dicas de como fazer, uma vez que já me aconteceu semelhante situação. Em Heathrow, a descarga de bagagem da TAP é efectuada pela Alitalia, uma vez que a nossa companhia não tem representação nesse domínio. No caso da nossa mala não aparecer, devemos ir imediatamente ao balcão de reclamações de bagagem da Alitalia, situado logo ao lado das passadeiras das malas, mostrar o bilhete de avião com o código da mala perdida e preencher um formulário com os nossos dados pessoais e morada onde vamos residir em Londres. O número do nosso telemóvel português é absolutamente necessário, para que estejamos contactáveis quando a nossa mala for encontrada.
Para quem viaja em outras companhias, presumo que a maneira de lidar com a situação seja exactamente a mesma.

Com a mala na mão, é altura de prosseguir viagem para o nosso destino: a casa que alugámos. Se estamos em Heathrow, seguimos o caminho para o metropolitano e compramos no guichet o bilhete para a estação mais próxima da nossa futura casa. Não interessa que mudemos trinta vezes de linha de metro, o bilhete usado nessa viagem é sempre o mesmo, porque nunca iremos ultrapassar as barreiras de saída da estação até chegarmos ao nosso destino. Para quem está nos outros dois aeroportos, temos de comprar primeiro o bilhete de comboio para o centro de Londres e, depois de chegados à estação, seguir o caminho para o metropolitano e fazer exactamente o mesmo que disse antes.

Um aviso de antemão: os transportes em Londres são muito caros, pelo que é aconselhável não fazer gastos desnecessários.
Se a casa não fica na proximidade de nenhuma estação de metro, será necessário apanhar um ou mais autocarros para chegar a ela. Como avisei no Acto II, é aconselhável uma visita ao site www.tfl.gov.uk para termos logo uma ideia de quantos e quais transportes apanhar até chegar ao nosso destino. Uma viagem de autocarro custa 1,20 libras, quer seja por uma paragem ou quarenta. Se a viagem até casa implicar três mudanças de autocarro, é preferível adquirir o “bus pass”, o bilhete de dia do autocarro, que custa 3 libras.

Efectuada a viagem até casa, é altura de pousar a mala e descansar.

Nota: presume-se neste blog que a primeira morada que uma pessoa vai ter em Londres será ou em casa de um amigo ou num quarto numa casa partilhada. Isto porque para alugar ou comprar uma casa sem se estar efectivamente em Londres é virtualmente impossível.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home