Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Tuesday, April 19, 2005

cont........

O mercado habitacional em Londres tem diversas opções, consoante a bolsa de quem o procura: partilha (house share), aluguer de curta duração (short let), aluguer de longa duração (long let) ou compra (freehold ou leasehold). E para cada uma das opções, consoante a zona que se escolhe, há milhares de alternativas de preço e tipo de casa.
Partilhar uma casa significa, na grande maioria das vezes, viver juntamente com estudantes ou jovens trabalhadores de outras nacionalidades, cada um tendo direito ao seu quarto e todos usando a cozinha, a sala e uma ou duas casas de banho. É a hipótese mais económica para quem desembarca em Londres com alguma limitação monetária. Contudo, pode ser sinónimo de viver no céu ou no inferno. Tudo depende dos companheiros de habitação… como tudo na vida, a sorte é sempre necessária neste tipo de decisões. Dependendo da zona que se escolhe, também o preço de um quarto numa casa partilhada pode variar bastante.

Terceiro parênteses: em Inglaterra, regra geral, as rendas para casas partilhadas pagam-se à semana. Aliás, muitas das vezes até as casas alugadas têm o mesmo tipo de pagamento. É muito normal vermos anúncios de casas para alugar com preços em PCW (por semana) e por PCM (por mês). Mas desengane-se quem acha que de um para o outro basta multiplicar por quatro, não é bem assim. Para descobrir o preço mensal da casa que vamos alugar temos de multiplicar o preço por semana (PCW) pelas 52 semanas que existem num ano, dividindo depois por 12 meses.

Mas vamos voltar um pouco atrás, imaginando que ainda estamos em Portugal, decididos a vir viver para Londres. Depois de analisar alguns sites sobre quais as zonas mais calmas ou de melhores acessos, ficamos com três ou quatro (ou mais) hipóteses na manga. “E agora?”, perguntamos. Como reduzir para uma ou duas de entre estas, de forma a simplificar a nossa escolha? Aqui eu deixo um conselho, que se revelou muitíssimo útil: perder umas horas no website www.movethat.com.
Trata-se de um género de blog feito pelos moradores de cada um dos borroughs que compõem Londres, e onde é possível trocar opiniões, fazer perguntas, saber mais sobre cada uma das zonas. Tendo escolhido as áreas onde achamos interessante habitar, nada como entrar na página respeitante a cada uma delas, ler atentamente as mensagens que lá existem e, caso ainda subsistam dúvidas, deixar a nossa questão e o email, para ser respondida por um morador local. Devo dizer-vos que esse site foi fundamental para a minha escolha, pois permitiu-me descartar imediatamente uma ou duas zonas que erradamente considerava vantajosas, reduzindo de forma eficiente a minha área de procura de habitação.
Esse site tem também a vantagem de oferecer logo alguns anúncios de casas para partilhar ou alugar, pelo que é um óptimo pontapé de saída para formar uma opinião sobre onde queremos residir em Londres.

Outra importante forma de o fazer é pensar que familiares, conhecidos ou amigos temos a viver em Londres. Não há nada mais importante que conhecer alguém que habite aqui e que nos possa elucidar sobre os aspectos mais insignificantes. Além disso, pode ser que estejam receptivos a vos receber por uns dias na sua casa, poupando assim importantes trocados logo no início e funcionando como porta de entrada para um mundo estranho.
Contactar com tempo essas pessoas, dando-lhes a conhecer os nossos planos e as nossas dúvidas, é tempo ganho na procura de uma solução eficaz para os primeiros tempos.

1 Comments:

  • nao tenho palavras para agradecer o facto de ter criado este blog. está a ser uma ajuda preciosa! muito obrigada

    By Anonymous Anonymous, at 3:16 PM  

Post a Comment

<< Home