Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Tuesday, January 30, 2007

Cuidados de Saude no Reino Unido

Depois de ter aqui falado de como vir para Inglaterra, como procurar casa, abrir conta num banco e arranjar emprego, quero aqui deixar algumas ideias de como funcionam certas entidades no Reino Unido, instituições e/ou serviços que mais cedo ou mais tarde todos teremos de usar.
Ao lonog dos proximos posts, falarei de como funcionam hospitais, transportes e correios, bem como alertas sobre as diferenças entre Reino Unido e Portugal no que toca a companhias de electricidade, agua e gas.

Hoje irei debruçar-me mais em pormenor sobre como obter cuidados de saude em Inglaterra.
O NHS (National Health Service) foi fundado em 1948 e é a maior organização do genero na Europa. Reconhecida pela Organização Mundial de Saude como uma das melhores prestadoras de serviços de saude no mundo, nos tempos recentes tem-se vindo a reeestruturar e a melhorar algumas das suas funcionalidades.


Cuidados Primarios
Este é o primeiro ponto de contacto com o NHS, feito atraves de medicos de familia, enfermeiros, dentistas, farmaceuticos ou oftalmologistas.

A saude no Reino Unido encontra-se implantada no sistema de "Médicos de Familia", ou GP's. Sao eles que prestam todo o tipo de medicina geral aos seus doentes. Obter um médico de familia é um processo simples: basta inserir o codigo postal de residencia em http://www.nhs.uk/England/Doctors/NearestSearch.aspx e imediatamente obtem-se uma lista por proximidade dos consultorios medicos. Basta depois telefonar a perguntar se estão a aceitar novos pacientes (alguns deles não podem receber mais gente). Se a resposta é afirmativa, uma data é marcada para um check-up com o GP e inicia-se o processo.

NHS Walk-in Centres
Existem 84 centros em Inglaterra, que prestam apoio rapido a condições de saude que não exigem internamento ou maiores cuidados, sem necessidade de marcação de consulta.
Gratuitos, os centros estão na maioria abertos todos os dias desde manhã cedo até altas horas, bastando ao paciente dirigir-se ao guichet e explicar as queixas. Depois de preenchido um pequeno formulario, o paciente é recebido por um enfermeiro credenciado. Consoante os medicamentos necessarios, o enfermeiro pode fornece-los sem custo ou emitir uma receita para os mesmos serem adquiridos na farmacia mais proxima.

NHS Direct
Ao ligar o 0845 46 47, obtem-se informação sobre cuidados de saude 24-horas por dia, 365 dias por ano. As linhas são geridas por enfermeiros credenciados. Para alem da linha telefonica, tambem na internet é possivel aceder ao serviço. Até atraves da televisão é agora possivel aceder ao mesmo tipo de dados.

Confesso que não sei como funciona o GP local, porque por preguiça ainda não arranjei o meu... Mas ja utilizei varias vezes o Walk-in Centre (para curar desde constipações a virus no estomago) e devo dizer que funciona como uma maravilha.. e sem gastar um centimo...

Thursday, January 25, 2007

Resposta ao Rogerio Furlan sobre a comunidade brasileira em Londres

Oi Rogerio!
Tal como em qualquer parte do mundo, onde existem brasileiros, existe festa!!!
E Londres não é de maneira nenhuma diferente.
Existem dois sites muito informativos para a comunidade brasileira, onde podes saber como preparar a tua chegada.
Aqui ficam e boa pesquisa!!!

http://www.oilondres.com.br/

http://www.leros.co.uk

Wednesday, January 24, 2007


... e hoje nevou!!!! A foto foi tirada pela janela da sala de estar por volta das 7 da manhã.

Tuesday, January 23, 2007

Resposta a duvidas...

Hoje não existe um tema concreto para escrever, pois quero responder aqui a algumas questões colocadas nos ultimos dois posts...

Para a "tan solo palavras": o valor monetario fornecido pelo Governo que mencionei é semanal...
Em Inglaterra, o trabalhador tem direito a 20 dias uteis de ferias anuais. O facto de se ter direito a menos dias do que em Portugal tem a ver com as chamadas Bank Hollidays. Em Inglaterra não existem feriados religiosos cristãos (Pascoa) nem Carnaval. Existem apenas 8 feriados e nunca existem pontes. Quando um feriado cai num sabado, o Governo cria uma Bank Holiday na sexta anterior. Se cai num domingo, cria-se na segunda. Deste modo, alem dos 20 dias de ferias, o trabalhador folga mais 8 uteis dias por ano.
Não entendi o que querias dizer com o tema dos descontos... Podes ser mais clara? Terei todo o prazer de escrever sobre esse tema mal entenda o teu ponto de vista.

Para a "raquel e joão", a resposta ocupa mais espaço (até porque a pergunta também!):
Fiquei sem ter muita informação sobre como vão estudar teatro, se directamente em teatros, se em mini-cursos ou mesmo a nivel universitario. Nos dois primeiros casos não estou minimamente informado sobre preços ou apoios estatais. No ultimo caso, e porque a minha namorada quando viemos queria exactamente estudar Teatro na Universidade, sei como se processa a candidatura. Por serem estudantes estrangeiros, a vossa candidatura tem de ser feita através do UCAS (Universities and Colleges Admissions Service) (www.ucas.com).
Quem faz a representaçõo do UCAS em Portugal é o British Council, onde podem obter todas as informações necessarias, incluindo apoios monetarios.

O ordenado minimo aumentou em 1 de Outubro de 2006 e divide-se em tres categorias:
£5.35 por hora para maiores de 22 anos de idade
£4.45 por hora para trabalhadores entre 18 e 21 anos de idade
£3.30 por hora para menores de 18 anos de idade que tenham feito a escolaridade obrigatoria

O ordenado recebe-se ou semanalmente ou ao mes. Quando se começa a trabalhar, é-se geralmente trabalhador temporario, pelo que o pagamento é semanal. Quando se passa a permanente, o ordenado passa a mensal.
Alem disso, embora o preço das casas venha em valor/semana, a renda pode ser paga ao mes. Para calcular o valor mensal de uma renda, basta multiplicar o valor semanal pelas 52 semanas que existem num ano e depois dividir pelos 12 meses.

Atenção que a zona de Notting Hill pode ser muito cara ou muito barata, consoante a zona. As ruas onde acontece o mercado de Portobello são compostas por enormes mansões, onde residem figuras bastante publicas (a modelo Kate Moss ou o Robbie Williams, por exemplo). Logo ao lado, a zona de Ladbroke Grove, onde residem muitos portugueses, é bastante mais barata, mas continua a ser bem cara (a não ser que a casa tenha pouca qualidade ou seja em "council estates", o nosso PER).
Hammersmith é uma boa escolha, pois encontra-se muito bem servido de transportes. Acaba sempre por ser uma questão de escolha. Se teem familia aqui, peçam a eles que visitem algumas agencias locais e marquem vistorias a casas nas zonas onde pensam morar. Assim eles fazem o trabalho de casa por voces...

E acabo o post de hoje com uma curiosidade que talvez não saibam: a celebre "porta azul" do filme Notting Hill existia mesmo, mas não é a casa do Hugh Grant. Trata-se da verdadeira porta de casa do escritor do filme, Richard Curtis, que teve de a mandar pintar de preto assim que o filme saiu para os cinemas e a sua privacidade foi inundada de turistas americanos, japoneses e afins que vinham fotografar-se na soleira da porta. Se mesmo assim ainda a quiserem ver, é o 280 Westbourne Park Road.

Friday, January 19, 2007

Abrir uma conta bancaria no Reino Unido

Abrir uma conta bancaria no Reino Unido pode ser o maior pesadelo que alguem alguma vez tem de enfrentar aqui...
Em Portugal, basta ter dinheiro e um BI, chegar a um balcão e pedir para abrir uma conta.
Aqui, não é assim tão facil. Senão vejamos:

Um banco ou uma "building society" ou até os correios, oferecem serviços financeiros a clientes atraves dos seus balcões, podendo até oferecer internet banking ou telephone banking.
Um balcão é identificado por um numero de 6 algarismos, a que se designa "sort code".

A conta bancaria mais normal chama-se "current account".

Vale a pena abrir uma conta bancaria no Reino Unido?
Se o plano é ficar por aqui apenas 6 meses, não vale a pena. Mais vale ter a conta portuguesa e usar travellers' cheques, transferencias, cartões de credito ou levantar dinheiro nos ATMs. Se o plano é ficar mais de 6 meses, isso é fundamental!!

A maioria dos senhorios prefere receber directamente de uma conta bancaria, atraves de um pagamento regular chamado "standing order". Alem disso, muitas empresas de utilidades (agua/gas/luz) opferecem descontos nas facturas se se pagar por debito directo...
A maioria dos empregadores pedem que o empregado tenha conta no Reino Unido, embora no primeiro emprego eles não se importam se ainda não existir.

Que banco escolher?
Quem sou eu para decidir! A escolha é variada e cada um escolhe por si. Mas uma boa ideia é ver que bancos existem na zona onde se mora e onde se trabalha, para não se fazerem grandes deslocações desnecessarias para ir a um balcão. Tambem vale a pena verificar os horarios dos balcões. Geralmente abrem de segunda a sexta, das 9.30 até 16.30, mas podem abrir ao sabado e até fecharem mais tarde que o normal.

Quanto tempo demora a abrir uma conta no Reino Unido?
Depois do atentado de 11 de Setembro de 2001, tornou-se impossivel abrir uma conta no Reino Unido antes de estar aqui a residir. E mesmo depois de se chegar, vai demorar um tempo até se reunir os documentos todos necessarios para a sua abertura, podendo chegar a um mes (lembram-se de ter falado em trazer um pé de meia confortavel quando chegarem?).
O processo de abertura de conta é bastante dificil para um estrangeiro. Existem leis apertadas contra a lavagem de dinheiro ou actividades terroristas. Devido a isso, o cliente tem de provar quem é e onde mora!

Que documentos são necessarios?
Em primeiro lugar, a identidade do cliente. O Passaporte basta.
Em segundo lugar, a prova de endereço. Uma boa ideia é verificar antes o que cada banco pede. Todos eles teem sites de internet, por isso essa pesquisa pode ser feita ainda em Portugal. Na maior parte das vezes, o banco exige uma conta em nome do cliente como prova de endereço, mas houve casos em que pediram duas ou até tres contas diferentes.
O contrato de arrendamento do local onde residem tambem tem de ser mostrado como prova de residencia.
Alguns bancos tambem pedem os dados bancarios de Portugal, por isso vale a pena pedir ao vosso gerente de conta uma carta em ingles a indicar os vossos dados bancarios e referencias.
Outro importante documento é a prova de rendimentos. Isso pode ser o vosso contrato de trabalho, uma carta do patrão (raramente aceite como prova) ou o recibo do primeiro vencimento. Em empresas pequenas, vale a pena pedir ao patrão para ir com voces ao balcão onde tem conta da empresa e apresentar-vos como novo empregado.

No Reino Unido não é necessario dar logo dinheiro para abrir uma conta, mas ajuda a ganhar o apoio do gerente do balcão.

Tentem varios balcões do mesmo banco e varuios bancos diferentes. Mais cedo ou mais tarde eles vão ter de deixar abrir a conta, especialmente se houver emprego e casa alugada.

Thursday, January 18, 2007

Resposta a questões sobre crianças

Faz-se aqui um parentesis para responder a duas questões colocadas no post anterior e referentes a apoio no Reino Unido a crianças e sua educação.

Os principais apoios para crianças são o Child Benefit e o Child Tax Credit.
A maioria dos habitantes no Reino Unido podem pedir o primeiro e muitos pais podem igualmente pedir o segundo, independentemente de estarem ou não a trabalhar, dependendo do rendimento familiar e do numero de filhos.

Child benefit é um apoio monetario livre de impostos e que é pago a pais com filhos. Não é preciso ter-se descontado impostos e não interessa quanto dinheiro entra de rendimento.
O seu valor é de £17.45 para a criança mais velha e £11.70 para as seguintes, se as houver.

Child Tax Credit é um pagamento a pessoas com filhos, independentemente de trabalharem ou não. Obtem-se Child Tax Credit se o rendimento for baixo e existe pelo menos um filho. O valor do apoio depende de variadas condições e do rendimento dos pais.

Existem variados programas de apoio, pelo que o melhor a fazer é marcar uma entrevista com a responsavel local da freguesia onde residem e apresentar o caso.

Quanto a apoio escolar, todas as crianças entre os 5 e os 16 anos de idade teem direito a um lugar gratuito nas escolas estatais. 9 em cada 10 crianças utilizam essas escolas.

A Primaria inicia-se aos 4 ou 5 anos de idade, embora algumas areas exista um Ano de Recepção para quem tem 4 anos de idade. Secundaria começa aos 11. A maioria das escolas estatais é mista, mas existem de sexo unico tambem.

As escolas estatais recebem subsidio do Governo e autoridades locais, seguem o National Curriculum e são regularmente inspeccionadas pelo Office for Standards in Education (Ofsted).

Uma outra pergunta era como encontrar escolas ou creches (nurseries) em Inglaterra. Essa resposta é facil: encontra-se tudo em http://schoolsfinder.direct.gov.uk

Saturday, January 13, 2007

Actualização em 2007 - arranjar emprego

Cada caso é um caso, por isso vou dizer algumas dicas gerais e depois explicar o que aconteceu comigo e com a minha namorada...

Curriculo - quanto mais abreviado melhor. Ninguém tem paciencia para mais de 2 paginas de curriculo para ler. Sejam breves e directos. Vale a pena explicar que funçoes exerciam no emprego que tinham em Portugal. Por exemplo, se eram recepcionistas, vale a pena dizer que atendiam e faziam telefonemas, que recebiam e escreviam emails, que tomavam conta do diario do patrão, etc... Parece ridiculo, mas pode marcar a diferença.

Planeamento - Antes de chegarem, pensem bem no que querem fazer quando chegarem. Londres não poderia ser mais diferente de Portugal. Aqui, as agencias de recrutamento dominam o mercado. São elas que colocam os anuncios no jornal e são elas que trabalham para quem precisa de empregados. Por isso, a primeira coisa a fazer para quem procura emprego tem de ser entregar curriculos em todas as agencias de recrutamento que encontrar.
Mas calma!!! Consoante o tipo de emprego que procuram, variam as agencias de recrutamento. Um futuro enfermeiro não entrega curriculo numa agencia que lida com empregos na bolsa ou em restaurantes...
Esta acaba por ser a grande diferença entre Portugal e Inglaterra. Aqui, as agencias de recrutamento funcionam... Quantos alguma vez entregaram ou pensaram em entregar um curriculo na Manpower ou Select em Portugal?

Centro de Emprego - Controlados pelo governo, os Job Centre existem em todas as freguesias de todas as cidades em Inglaterra. De acesso gratuito, existem monitores interactivos onde todos os dias centenas de novos empregos são colocados à disposição de quem procura. Ao identificar um emprego interessante, basta imprimir a partir da propria maquina e dirigir-se aos telefones de uso gratuito para responder e marcar uma entrevista.

Agencias de Recrutamento - Acima referenciei a utilidade das agencias de recrutamento para quem procura emprego.
No site http://rec3.netxtra.net/directory/default.asp?dir=1, acede-se a uma lista exaustiva de agencias de recrutamento profissionais, onde a procura é feita por profissão.
Basta clicar no nome da agencia e temos o email para onde enviar o CV.
Um conselho: enviem para todas as que aparecerem ligadas ao trabalho que querem fazer...
Depois de enviado, as agencias de recrutamento decidem se vos representam ou não. Cada pessoa que uma agencia de recrutamento emprega numa empresa, recebe o mesmo valor que o primeiro ordenado dessa pessoa, por isso a agencia quer sempre tentar o melhor emprego possivel...

Entrevista numa agencia de recrutamento - Depois de contactados por uma agencia, eles imediatamente marcar uma entrevista para conhecer o candidato. Essa entrevista é composta de uma conversa exaustiva, onde o CV é verificado de ponta a ponta, e testes psicotecnicos. Estes testes variam de agencia para agencia, mas a maioria é composta por tested de Word, Excel e PowerPoint.

Quanto ao nosso caso concreto, acaba por ser bastante util para saberem como funciona. A minha namorada obteve o primeiro emprego através de uma agencia de recrutamento para onde enviou o CV e eu através do Centro de Emprego.

E agora um salto até ao presente...
A minha namorada obteve o primeiro emprego como temporaria a tratar de correio para uma empresa ligada à educação, e depois de ter visto esse contracto prolongado variadas vezes e em variados departamentos, foi-lhe oferecido um contracto permanente na mesma empresa, desta vez no departamento financeiro, onde ainda hoje trabalha.
Eu trabalhei ano e meio na empresa que me deu o primeiro emprego (uma agencia de modelos), subindo dentro da empresa, tendo decidido depois sair e procurar algo melhor. Depois de dois meses como temporario noutra empresa de apoio a clientes, estou agora a trabalhar numa agencia de modelos profissional...

Actualização em 2007 - alugar uma casa

Em primeiro lugar, um pedido de desculpas pelo enormissimo atraso em actualizar este blog. nesta proxima segunda-feira vai fazer dois anos que estou a viver em Londres. Por isso, e para tirar algumas duvidas de leitores deste blog, aqui continuo a viver e a trabalhar, muito contente com a vida que tenho.

Mas vamos ao que interessa. Em 2007 prometo escrever mais sobre as minhas experiencias pessoais, ao mesmo tempo que acrescento alguns conselhos uteis para quem ainda não decidiu dar o salto. Vou retomar onde deixei, ou seja, a procura de uma casa para viver e um emprego...

Eu passei as duas primeiras semanas em Londres em quatro quartos diferentes, tres deles em casa de amigos e conhecidos (custo zero) e uma semana numa casa partilhada, que custou £120, o que considero um erro enorme de julgamento. Se soubesse o que sei hoje, nunca o teria feito.
Não tenham ilusoes: alugar uma casa em Londres é um pesadelo... Para uma agencia imobiliaria fazer negocio comigo, eles pediam referencias do emprego e uma conta bancária no país. Eu não tinha nem uma nem outra... Para abrir uma conta bancária e preciso um ordenado... Para obter emprego, demora tempo... Logo, acaba por ser uma "pescadinha de rabo na boca"...

Em Inglaterra, as agencias imobiliárias aparecem como cogumelos. E estão todas na mesma rua, por isso é fácil sair de uma e entrar logo noutra... A procura fica facilitada...

Eu tive sorte... Tinha dinheiro para pagar imediatamente o deposito que a agencia pedia (e eles pediam 2 meses adiantados porque não havia conta bancária) e encontrei uma agencia que simpatizou comigo. Por isso, passados 15 dias de ter chegado, estava a mudar-me para um primeiro andar com tres divisoes em Colliers Wood, com uma renda mensal de 720 libras.

Um parentisis sobre a escolha de Colliers Wood...
Quando vim para Londres, a minha namorada queria iniciar um curso de teatro na Universidade de Guildford. Ao termos verificado os mapas do comboio, decidimos ficar o mais perto possivel de onde haveria transporte para lá. Logo, a nossa zona seria em torno da estação de Wimbledon, de onde seria facil apanhar o comboio para sul.
Trata-se de uma area onde existe enorme oferta de casas ou apartamentos a renda acessivel para quem vem de fora. Contudo, trata-se de uma zona quase no extremo sul da rede de metro de Londres, pelo que quem decide morar ali tem de pensar que demora pelo menos uma hora de viagem ate ao centro... Alem disso, com o metro a fechar por volta da meia noite, quando se sai para uma discoteca, a alternativa é uma viagem desgastante de quase duas horas de autocarro!!!

Colliers Wood é uma zona muito calma, bastante interessante de se viver, um verdadeiro dormitorio mas sem os predios altos de Queluz ou Cacem. Em vez disso, um labirinto consciente de casas identicas, habitadas por reformados ou gente jovem que trabalha em Londres e prefere pagar menos mas viajar mais tempo. Um enorme Sainsburys, um Lidl e um retail park com um Boots gigante, um Argos e boas lojas de roupa (Next, TK Max) fazes deste local bastante util para quem se inicia nas lides londrinas. Alem disso, ainda existe o mercado de rua de Abbey Mills, bastante pituresco, junto a um canal e um antigo moinho transformado em olaria.
As rendas variam entre 500 libras para um estudio (por vezes menos) e 1000 libras para um T2 grande ou mesmo um T3...

A proximidade a Wimbledon tem grandes vantagens, não só em termos de transporte mas tambem vida nocturna, pois existe um complexo de cinema, um teatro famoso e variadas discotecas e bares para todos os gostos...

A casa para onde nos mudámos tinha um excelente quarto, um pequeno segundo quarto (transformado em escritorio ou para receber amigos em visita), uma boa sala, cozinha e casa de banho. Por ser uma tipica casa victoriana, o corredor era bastante estreito e via-se o desgaste no pavimento e alcatifa... mas foi um excelente ano que passei a viver naquela casa, que recordo com um sorriso...