Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Monday, August 06, 2007

De volta. Desculpem pelo desaparecimento.

Olá a todos os meus leitores.
Peço imensa desculpa pelo desaparecimento e pela falta de noticias, mas tenho andado muito atarefado nos ultimos meses e, para ser franco, pouco tempo tenho tido para andar por aqui a escrever.
Mas agora as coisas acalmaram mais um pouco e posso voltar a escrever diariamente aqui neste blog, com dicas e ajudas para quem pensa deixar Portugal (e o Brasil, pelo que vejo nos ultimos comentarios) e vir para Londres estudar/trabalhar/viver.

Vamos então começar por meter a escrita em dia...

1 - Tenho um outro blog, um pouco menos sério que este, onde vou tentar ser mais assiduo e escrever um genero de diário sobre o que me vai acontecendo por aqui. Espero que também o visitem.. está em http://nemtudoemediocre.blogspot.com

2 - o Hugo perguntou se as certificações academicas portuguesas sao aceites aqui. A resposta é Sim e Não. Tudo vai depender do curso que tiraste em Portugal. Um arquitecto ou um designer gráfico sabe exercer essa profissão em qualquer parte do Mundo, por isso as qualificações obtidas acabam por ser validas aqui. Mas existem profissões onde isso já não acontece. Foi o meu caso, que era Relações Públicas e Consultor de Imprensa. Sem conhecer jornalistas aqui no Reino Unido, foi o mesmo que não ter nada...

3 - O Diego do Brasil pergunta se se consegue viver e trabalhar aqui sem saber inglês. A minha resposta é Não... ou melhor, há casos e casos. Existem brasileiros e portugueses a viver em Londres e não falam uma palavra de inglês. Vivem nas zonas onde todos os outros vivem e pouco falam com gente de fora. Trabalham nas limpezas de escritórios ou restaurantes, onde não falam com ninguem ou onde existem outros da mesma nacionalidade que falam por eles... Mas para quê viver num país estrangeiro e não falar a lingua? Há institutos e empresas portuguesas e brasileiras que ensinam ingles, basta procurar.

4 - A Patricia perguntou sobre empresas e preços para fazer a mudança de Portugal para Inglaterra, e a Tan Solo Palavras perguntou sobre trazer o carro para aqui. Quanto a fazer uma mudança para aqui, procura nas Páginas Amarelas na categoria de Despachantes. Embora estejamos na UE, tem de ser um Despachante Oficial a tratar de uma mudança de grandes dimensões para aqui. A outra alternativa é arranjares um grupo de amigos que venha contigo ajudar na mudança. Alugas uma carrinha com quilometragem ilimitada, fazem a viagem até aqui e depois de uns dias de merecido descanso em tua casa de Londres, os teus amigos podem levar a carrinha de volta para Portugal. Parece complicado? Então é porque se calhar é...
O meu conselho é: larga tudo e vem. Depois de teres onde morar, os amigos, os familiares ou tu própria vão trazendo aquilo que precisas mais.
Quanto a trazer o carro, tudo depende do ponto de vista. Se achas que consegues conduzir aqui com o teu carro, trás. Podes circular 6 meses sem ser preciso tratar de nada com uma matrícula portuguesa, mas mais de isso não. A DGV em Portugal deve dar-te alguma explicação sobre isso...

5 - O pedro pergunta como sobreviver em Londres e que pensões e ruas são mais baratas. Pedro, isso não posso facilmente responder. Tudo depende do que achas barato e do que queres fazer. Lê os posts todos anteriores e vê se te ajudam. Se não ajudarem, contacta outra vez com algo mais concreto. O mesmo para a Malú, que quer vir viver e tirar um MBA.

6 - Para a Ana Paula, que perguntou que cartão telefonico comprar, todas as operadoras aqui em Inglaterra têem os chamados Pay-As-You-Go cards. Compras em qualquer loja de indianos por cerca de 5 libras e permite receberes chamadas no telemóvel. Claro que se fizeres chamadas, sabes que só tens 5 libras. Para ligar para Portugal, as mesmas lojas de indianos vendem uns cartoes com chamadas baratas para varios paises do mundo, incluindo Portugal.

7 - Para o Rui, que quer comprar Super Bock e Sagres e Agua do Luso. A cadeia de hipermercados ASDA vende Super Bock. Caso não encontres nenhum perto, há sempre a hipótese das lojas de portugueses. Entre Stockwell e Vauxhall há dezenas. Basta procurar.

8 - Para a Tiemi, pelo que averiguei, a Hampstead School of English parece ser bastante boa para aprender ingles. A zona, West Hampstead, não é muito má, quando comparada com outras areas do North London...

9 - por fim, para a rapariga de 17 anos que quer viver viver para aqui, acho que ainda é necessária a autorização dos pais, mas posso estar enganado. Vai ao Instituto Britânico e pede essa informação.

Obrigado a todos os que teem escrito e aqueles que leem o que escrevo. Vou tentar não demorar tanto a responder. No entretanto, se acharem que demoro, mandem um email para vrodrigues37@aol.com

Espero que as minhas dicas ajudem e que nos encontremos por aqui. Não percam o contacto!!

Beijinhos e abraços!

19 Comments:

  • Já não era sem tempo de voltares!
    Welcome back :)

    By Blogger Tan Solo Palabras, at 3:48 PM  

  • Gostei do teu blog :D

    By Anonymous Fragmentos, at 9:33 AM  

  • Gostei do outro blog também...grande ideia este blog...acho que é bastante útil e já deve ter ajudado muita gente...! escreve mais vezes...hjá ganhaste mais um leitora.. bjto

    By Anonymous Fragmentos, at 9:53 AM  

  • Olá Wask! Obrigado pelo teu comentário...Aqui o teu manual de sobrevivência também vai já directo para os meus favoritos...nunca se sabe quando vou largar viver na loucura de Toquio para ir sobreviver em Londres. :)

    By Blogger ZZZ, at 2:26 PM  

  • Ola, entao tb ca estas nesta terra de pessoal pirado? pelo qye vejo tas na area da saude? ha qto tempo tas ca?

    ando ca a cozinhar um encontro de tugas algures em londres algures no outono.

    By Blogger Ck in UK, at 8:19 AM  

  • nao sei onde fui buscar a da saude. ando toto de todo :-)

    vou ver se organizo o tal meeting e depois aviso

    By Blogger Ck in UK, at 8:02 AM  

  • Agora o Sainsbury's também tem Superbock. É a XL, mas não faz mal. O pior é mesmo o preço!!

    By Anonymous duffydj, at 10:25 PM  

  • heya..já experimentaste por de outro jeito os comentário do teu outro blog..tipo..normalmemte as pessoas já tem uma conta, e estar a criar muitas depois torna-se complicado e tal.. tipo, gostava de comentar algusn dos teus post..mas não me apetece criar mais uamc onta pk dps já e mt cosia pa minha cabecinha e de certeza k nd evo ser a única a pensar assim...lol..n sei..
    bjinhisPPP

    By Anonymous Fragmentos, at 10:50 AM  

  • Iae..
    Bom, eu gostaria de saber como é a relaçao dos ingleses e dos povos que vivem em Londres com relaçao a Portugueses e Brasileiros...existe algum tipo de preconceito ? rixas ? brigas?
    Eu so tenho ouvido dizer que os ingleses e os povos europeus no geral nao gostam muito de indianos e chineses...gostaria de saber como é a relaçao com o povo brasileiro.

    Grato


    Diego Gouveia

    By Anonymous Diego Gouveia, at 5:50 PM  

  • Boas, Gostei muito do teu blog, á muito que ando a pensar em ir viver para a inglaterra, mas as duvidas eram tantas, com a minha pesquisa cheguei ao teu blog e digo és uma grande ajuda, porque ja me decidi e vou mesmo para ai para a inglaterra...daqui a uns mesitos já ai canta mais um.lol, apenas tenho uma questão que n sei se ja foi respondida, eu estando aqui em portugal, como faço para alugar um sitio para ai morar?ou então qual a tua dica?

    abraço

    By Anonymous Viegas, at 8:15 PM  

  • como tantos que já devem ter por aqui passado, também eu andava com pensamentos emigrativos quando achei o teu blog, que ainda me alimentou mais o bichinho de ir para Londres.

    mas tenho uma questão que gostava que respondesses de forma mais pessoal possível, isto é, considera que me conheces há séculos e dá o conselho mais sincero possível:

    aconselhas uma pessoa, licenciada (só para que tenhas ideia na área de marketing), com 2 anos de experiência (ou como já me disseram 1 ano de experiência 2x), a ir para londres?

    a meu ver se calhar londres está tão badalada que se calhar é tipo o "american dream". será realista pensar que em londres vou encontrar um emprego na minha área com salário justo? o que responderias a um amigo?

    brigada! ;) (btw com aqueles teus posts sobre os bairros e as casas, puseste-me aí 2 dias inteiros a investigar a coisa, até às 2h e 3h da manhã! lol ... pena que os bairros que já conhecia e para que tendi logo inicialmente sejam carotes hihihi mas nada é perfeito:))

    By Blogger nes, at 5:55 PM  

  • Vivi em Londres durante 5 anos e é sempre interessante saber como as coisas vão mudando.
    Um abraço

    By Blogger Vieira Calado, at 9:06 PM  

  • Olá...

    Encontrei o blog por acaso e interessou-me imenso!! Eu sou Português e estudo Medicina Dentária, e gostava de ir viver para Londres e tirar lá a especialização enquanto trabalhava ao mesmo tempo... Tem alguma ideia do que é necessário!?

    Desde já obrigado!

    By Anonymous Fred, at 6:58 PM  

  • Alô Wask! vou tentar aparecer no sábado... queria fazer uma pergunta bem fútil: será que algum blogueiro em Londres saber onde há uma manicure com preços aceitáveis?

    By Blogger Deda, at 9:50 PM  

  • Pronto aqui vai mais uma "duvida"
    Sou educadora de infancia, e uma familia POrtugues/Inglesa/Italiana, propos-me ser "nanny" de 1bebe e outro k ainda vem a caminho.
    As viagens entre os 3 paises serao por conta deles...o alojamento será na casa da familia...
    o ordenado serão 1000€.
    A minha duvida é... será que realmente irei conseguir poupar alguma coisa? juntar dinheiro? visto que me tem dito que o nivel de vida em londres é mt caro, e mesmo sem as despesas de alojamento e alimentaçao seria dificil. tu que ai vives o que achas?

    Thanks!

    By Blogger White Devil, at 2:51 AM  

  • Adorei o blog. muito útil para mim, que parto para Leeds esta quinta-feira. Pretendo mudar de vida, pois para mim Portugal já não me ensina nada. Parabéns!

    By Blogger Renato, at 2:08 PM  

  • Boa tardes,
    Nós somos uma empresa de mudanças portuguesa e fazemos viagens regulares enmtre Inglaterra e Portugal e por isso temos preços economicos para mudanças!
    Se precisarem dum orçamento, enviem-nos um e-mail para mudatudo@iol.pt ou liguem : 00 351 965653025.
    Obrigado,

    Cesar Curado
    Transportes Senhora da Agonia, Lda
    00 351 965653025
    www.removalstoportugal.com
    Serviço Completo de Mudanças

    By Blogger Transportes Senhora da Agonia,Lda, at 3:56 PM  

  • Grandes dicas.
    Obrigada!

    By Blogger Rita, até Londres, at 1:17 PM  

  • Boas,
    Chamo-me Marlon e vejo que muitas pessoas desejam estudar e viver em Inglaterra mas por vezes a falta de informação é um grande obstáculo para algo que pode ser bastante simples.

    Pelo que blogs como estes onde as pessoas podem partilhar informação são bastante importantes.

    Trabalho numa Agência de Estudantes que apoia os estudantes de todo o mundo a ingressar em Universidades e cursos do Reino Unido. Também como procurar casa e trabalho.

    Caso pretendam saber mais informação podem consultar a página seguinte:
    www.okestudante.pt ou enviar e-mail para info@okestudante.pt

    By Anonymous Anonymous, at 3:49 PM  

Post a Comment

<< Home