Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Tuesday, January 30, 2007

Cuidados de Saude no Reino Unido

Depois de ter aqui falado de como vir para Inglaterra, como procurar casa, abrir conta num banco e arranjar emprego, quero aqui deixar algumas ideias de como funcionam certas entidades no Reino Unido, instituições e/ou serviços que mais cedo ou mais tarde todos teremos de usar.
Ao lonog dos proximos posts, falarei de como funcionam hospitais, transportes e correios, bem como alertas sobre as diferenças entre Reino Unido e Portugal no que toca a companhias de electricidade, agua e gas.

Hoje irei debruçar-me mais em pormenor sobre como obter cuidados de saude em Inglaterra.
O NHS (National Health Service) foi fundado em 1948 e é a maior organização do genero na Europa. Reconhecida pela Organização Mundial de Saude como uma das melhores prestadoras de serviços de saude no mundo, nos tempos recentes tem-se vindo a reeestruturar e a melhorar algumas das suas funcionalidades.


Cuidados Primarios
Este é o primeiro ponto de contacto com o NHS, feito atraves de medicos de familia, enfermeiros, dentistas, farmaceuticos ou oftalmologistas.

A saude no Reino Unido encontra-se implantada no sistema de "Médicos de Familia", ou GP's. Sao eles que prestam todo o tipo de medicina geral aos seus doentes. Obter um médico de familia é um processo simples: basta inserir o codigo postal de residencia em http://www.nhs.uk/England/Doctors/NearestSearch.aspx e imediatamente obtem-se uma lista por proximidade dos consultorios medicos. Basta depois telefonar a perguntar se estão a aceitar novos pacientes (alguns deles não podem receber mais gente). Se a resposta é afirmativa, uma data é marcada para um check-up com o GP e inicia-se o processo.

NHS Walk-in Centres
Existem 84 centros em Inglaterra, que prestam apoio rapido a condições de saude que não exigem internamento ou maiores cuidados, sem necessidade de marcação de consulta.
Gratuitos, os centros estão na maioria abertos todos os dias desde manhã cedo até altas horas, bastando ao paciente dirigir-se ao guichet e explicar as queixas. Depois de preenchido um pequeno formulario, o paciente é recebido por um enfermeiro credenciado. Consoante os medicamentos necessarios, o enfermeiro pode fornece-los sem custo ou emitir uma receita para os mesmos serem adquiridos na farmacia mais proxima.

NHS Direct
Ao ligar o 0845 46 47, obtem-se informação sobre cuidados de saude 24-horas por dia, 365 dias por ano. As linhas são geridas por enfermeiros credenciados. Para alem da linha telefonica, tambem na internet é possivel aceder ao serviço. Até atraves da televisão é agora possivel aceder ao mesmo tipo de dados.

Confesso que não sei como funciona o GP local, porque por preguiça ainda não arranjei o meu... Mas ja utilizei varias vezes o Walk-in Centre (para curar desde constipações a virus no estomago) e devo dizer que funciona como uma maravilha.. e sem gastar um centimo...

6 Comments:

  • boa tarde ,
    eu gostava de saber quanto é que se paga á segurança social aí ..e já agora tambem preciso de saber quanto se paga de irs !?
    penso que são só esses descontos ..
    obrigada
    Ana Cristina

    By Anonymous Anonymous, at 6:07 PM  

  • Olá! Devo dizer-te que estou encantada com os teus posts. Sempre muito claros, bem explicados e uteis. Se precisares de ideias para posts, avisa que eu dou uma ajuda ;)

    By Blogger Pat, at 2:11 PM  

  • Muitos parabéns pela iniciativa!
    Estamos planeando a nossa mudança a mais de um ano e tuas dicas tem sido preciosas.
    Obrigada!

    By Blogger palaf, at 2:12 PM  

  • Olá...gostei bastante do que li, ajuda-me a organizar a minha mente. Não como quem poderá a precisar de cuidados de saúde, mas como funcionam por aí as coisas.

    Sou da área da medicina, mais propriamente tenho várias possibilidades, desde técnica Superior de investigação, até Biomedical Scientist (Msc - Mestrado).

    O problema é que para trabalhar como Biomedical Msc tenho de ter o HPC e isso envolve várias burocracias...
    Quero ir para Inglaterra, viver...para uma zona pacata em arredores de Londres. Gostava de poder arranjar um estágio remunerado (claro...) numa das áreas da ciência biomédica, passam por Microbiologia, Hematologia e histopatologia.
    Isto para ingressar o melhor e mais rapidamente possivel, para que o factor stress não me dê cabo tão facilmente...ehehe.

    Achas que me podes ajudar?!

    Obrigada, entretanto envio o meu mail do msn para ti...para teu mail.

    Ok?! ***Bjokas tugalezas***

    By Blogger Explicações Inteligentes, at 2:09 PM  

  • Good words.

    By Anonymous Anonymous, at 1:15 PM  

  • Hello a todos, eu saio de Portugal no final de Março de malas e bagagens pronta para fazer vida em Londres.Quero agradecer a disponibilidade e a atenção que tem o fundador deste blog em nos informar sobre o mais importante. Tenho a perfeita noção que parece mais facil do que é mas...tambem tenho a certeza que não é impossivel...
    Obrigado mais uma vez estes posts, são realmente uteis!

    By Anonymous AnaM, at 8:45 PM  

Post a Comment

<< Home